top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas Gerais recebe mais de 32 milhões de turistas em 2024

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de jan.
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Em 2024, Minas Gerais recebeu mais de 32 milhões de turistas, segundo o Observatório do Turismo de Minas Gerais, ferramenta da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), que acompanha o desempenho do setor no Estado. Desses, aproximadamente 42,6 mil foram turistas estrangeiros, representando um aumento de 10,6% em relação ao ano anterior, conforme dados do Ministério do Turismo.

Com um crescimento 100% superior à média nacional, o Estado se consolidou como líder no turismo no Brasil em 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor de turismo se afirma como um pilar essencial para a economia mineira, contribuindo com cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas e gerando quase 20 mil novos postos de trabalho entre janeiro e outubro de 2024.

"O ano de 2024 ficará marcado como um período de grandes conquistas para o turismo em Minas Gerais. Os números demonstram que o Estado se consolidou como um destino de destaque, atraindo cada vez mais turistas nacionais e internacionais", afirmou o governador Romeu Zema. "Continuaremos a trabalhar para que Minas siga encantando o mundo, promovendo o desenvolvimento e fortalecendo nossa identidade mineira como símbolo de acolhimento e inovação", completou.

Esse momento positivo do turismo mineiro é sustentado por estratégias de governo, como projetos icônicos, como o Carnaval da Liberdade, o Inverno em Minas e o Natal da Mineiridade. O Carnaval, por exemplo, teve um impacto de quase R$ 5 bilhões na economia do Estado, gerando mais de 100 mil empregos temporários. Durante a Semana Santa, 500 mil pessoas visitaram diversos destinos culturais e religiosos, movimentando 600 cidades.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) também implementa ações contínuas, como o Plano Diretor do Turismo Verde, que promove o Selo Turismo Verde Minas e é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Essas iniciativas promovem o turismo sustentável, com roteiros que combinam natureza, aventura e gastronomia em regiões como a Serra da Canastra, a Cordilheira do Espinhaço e o Circuito das Águas. Além disso, o ICMS Turismo beneficiou 569 municípios, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, garantindo recursos para a melhoria da infraestrutura e divulgação do turismo em todo o Estado.

“A parceria entre a Codemge e a Secult-MG é fundamental para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Juntos, estamos valorizando nossa rica diversidade cultural, promovendo o turismo sustentável e criando novas oportunidades para a população”, afirmou Sérgio Lopes, presidente da Codemge.
O avanço do turismo também se reflete no setor aéreo e hoteleiro. Minas conta com voos regulares para 14 cidades, facilitando o acesso aos destinos turísticos. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, quebrou recorde de passageiros embarcados entre janeiro e novembro de 2024, com 11,3 milhões de pessoas, um aumento de 19% em relação ao ano anterior.

Entre janeiro e novembro de 2024, a taxa de ocupação dos hotéis na região metropolitana de Belo Horizonte foi de 62,83%, enquanto no interior do Estado a ocupação ficou em 49,62%, um aumento de 10% em comparação com o mesmo período de 2023. Esse crescimento é impulsionado pela diversificação das atrações turísticas, como festivais culturais, gastronomia e ecoturismo.

Fonte:O tempo

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page