Minas lança o primeiro Sistema Regional de Inovação
gazetadevarginhasi
15 de nov. de 2025
1 min de leitura
Reprodução
Minas Gerais avança na consolidação do ecossistema estadual de inovação com a Resolução Sede nº 73/2025, lançada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
A norma regulamenta e estabelece diretrizes para os Sistemas Regionais de Inovação (SRI).
O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (13/11), durante o lançamento do SRI – Sul de Minas, em Poços de Caldas.
Pioneiro no estado, o sistema reúne inicialmente seis municípios: Lavras, Varginha, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas.
A iniciativa tem apoio do Sebrae Minas, Federaminas, Fiemg e Faemg.
Durante o evento, foi assinado o Pacto pela Inovação do Sul de Minas, além de um acordo de cooperação entre universidades e instituições de ciência e tecnologia da região.
Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, a meta é expandir esses sistemas para outras regiões do estado.
Os Sistemas Regionais de Inovação são agrupamentos de municípios que cooperam para desenvolver pesquisas, projetos inovadores e ações em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecendo a competitividade, a capacitação empresarial e a atração de investimentos.
O SRI – Sul de Minas busca integrar os ecossistemas locais em um único sistema regional, com planejamento até 2040, promovendo cooperação e desenvolvimento.
Segundo Marden Magalhães, diretor de Operações do Sebrae Minas, o desafio é unir as vocações das seis cidades para impulsionar o progresso tecnológico.
A região se destaca pelo potencial em agropecuária, CT&I, turismo, minerais, logística e indústria, consolidando um território em expansão tecnológica e atrativo para novos investimentos.
Comentários