Minas lidera inovação e oferece recuperação de conta Gov.br por biometria nas UAIs
gazetadevarginhasi
22 de set. de 2025
2 min de leitura
Divulgação AgMinas
Minas Gerais é pioneiro na recuperação de conta Gov.br por biometria em terminais de autoatendimento.
O Governo de Minas Gerais tornou-se o primeiro do país a disponibilizar a recuperação da conta Gov.br por meio da biometria digital em terminais de autoatendimento instalados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). A novidade já está em funcionamento em 48 unidades da Seplag-MG e em dois postos provisórios, oferecendo mais segurança e praticidade aos cidadãos.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os equipamentos, semelhantes a totens interativos, estão distribuídos em todas as regiões do estado e reúnem mais de 50 serviços digitais.
Segundo o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, a medida reforça a política estadual de transformação digital: “Ser o primeiro Estado a disponibilizar a funcionalidade nos terminais mostra que estamos na vanguarda da inovação em serviços públicos. Essa iniciativa amplia a autonomia do usuário, garante mais segurança no acesso à plataforma e reforça nosso compromisso de levar soluções modernas e inclusivas para todas as regiões do estado.”
A conta Gov.br dá acesso a mais de quatro mil serviços digitais do governo federal, como Meu INSS, Carteira Digital de Trânsito e Carteira de Trabalho Digital. Para apoiar os usuários, as UAIs também oferecem o Balcão Gov.br, onde é possível criar, recuperar e gerenciar a conta presencialmente.
O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, destacou que a novidade beneficiará os mais de 11 milhões de mineiros já cadastrados biometricamente na Justiça Eleitoral: “Isso garante a segurança dos dados da população e protege a conta Gov.br dos cidadãos contra fraudes.”
Além da recuperação da conta, os terminais permitem aumentar o nível de segurança do perfil Gov.br para ouro, exigido em serviços de maior confiabilidade, como benefícios previdenciários e transferência digital de veículos. Basta selecionar a opção “Aumentar nível” e registrar a biometria no equipamento.
Os terminais de autoatendimento também oferecem serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (1ª e 2ª via), atestado de antecedentes criminais, atualização de endereço do condutor, emissão de contas da Copasa e agendamento de doação de sangue. Todos os serviços podem ser acessados ainda pelos canais digitais do governo estadual, como o Portal MG e o aplicativo MG App.
Comentários