Mineradora Samarco tem recuperação judicial encerrada e volta ao mercado sem restrições
gazetadevarginhasi
15 de ago. de 2025
1 min de leitura
Divulgação/Ilustrativa
Justiça decreta encerramento da recuperação judicial da Samarco Mineração em Belo Horizonte.
O juiz Murilo Sílvio de Abreu, da 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, determinou o encerramento do processo de recuperação judicial da Samarco Mineração S.A. A decisão, publicada nesta quarta-feira (13), atendeu a um pedido da própria companhia e considerou que a mineradora cumpriu integralmente as obrigações previstas no plano aprovado pela Justiça.
De acordo com o magistrado, a permanência desnecessária no regime de recuperação judicial poderia prejudicar o acesso da empresa a crédito e a novos investimentos, limitando os planos de retomada das operações e a plena recuperação econômico-financeira. O despacho também destaca que o encerramento antecipado cumpre todos os requisitos legais e contribui para a reinserção da Samarco no mercado “sem limitações e estigmas” decorrentes do processo.
O plano de recuperação judicial da mineradora foi homologado em 31 de agosto de 2023. Desde então, a companhia apresentou regularmente à Justiça os comprovantes de pagamentos e demais obrigações definidas no cronograma. Entre os responsáveis pela administração judicial do caso estiveram os escritórios Paoli Balbino & Barros Administração Judicial, Inocêncio de Paula Sociedade de Advogados, Bernardo Bicalho Sociedade de Advogados e Arnoldo Wald Filho.
Segundo a decisão, não há justificativa para a manutenção da recuperação judicial quando já demonstrada a superação da crise econômico-financeira e o cumprimento integral das metas estabelecidas no plano homologado.
Comentários