Ministério Público estreia no maior festival de inovação da América Latina
gazetadevarginhasi
7 de ago.
2 min de leitura
Divulgação - Fotos: Caots
Ministério Público participa do HackTown e reforça articulação com ecossistemas de inovação em Santa Rita do Sapucaí.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) marcou presença no festival HackTown 2025, realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. Considerado o maior festival independente de inovação, tecnologia e criatividade da América Latina, o evento reuniu mais de 1.400 atividades, como palestras, workshops e exposições, distribuídas por diversos pontos da cidade.
Representado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (Caots) e pela Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), o MPMG participou como parceiro de inovação, com o objetivo de aproximar o Ministério Público dos demais atores que compõem o ecossistema de transformação social.
O promotor de Justiça Francisco Angelo Silva Assis, coordenador do Caots, ministrou a palestra “Dilemas do Terceiro Setor: como a socialização com o Ministério Público pode incrementar mudanças” e participou do painel “Hackeando o sistema”, que discutiu parcerias entre empresas, organizações sociais e governos para gerar impacto coletivo.
Já o promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes, responsável pela Copli, apresentou a palestra “Reforçando a prevenção de fraudes eletrônicas no Brasil: projeto Chegando Junto”, voltada ao fortalecimento da atuação preventiva em crimes cibernéticos.
Segundo Francisco Angelo, a presença do MPMG no evento amplia horizontes: “Esse evento nos permite acessar novas informações e construir relacionamentos com as instituições, identificando possibilidades de pactuação e de contratação de tecnologia e inovação, para que o MPMG possa induzir o aperfeiçoamento de serviços públicos”.
Marcos David, cofundador do HackTown, celebrou a participação do MPMG: “Receber o Ministério Público reforça nosso compromisso em consolidar um ambiente de inovação que vá além da tecnologia tradicional, promovendo uma transformação social real por meio da articulação entre setores”.
Comentários