Morador registra enorme bloco de granizo acumulado em propriedade no RS, mas celebra: 'sem danos'
15 de jan.
Reprodução
Morador de Rondinha, no norte do Rio Grande do Sul, registra bloco de granizo acumulado, mas comemora: 'sem danos'
Um morador de Rondinha, cidade com 5 mil habitantes no Norte do Rio Grande do Sul, registrou em fotos o grande bloco de granizo encontrado em sua propriedade. O fenômeno, que foi resultado da queda de centenas de pequenas pedras de gelo separadas, aconteceu na tarde desta terça-feira (14) e durou cerca de 15 minutos, de acordo com o agricultor Altair Cogo.
O granizo causou danos em algumas propriedades da região. Em outro vídeo, o morador Alan Pilonetto mostrou a lavoura de mandioca de sua propriedade, que foi parcialmente destruída pelas pedras de gelo. No entanto, a propriedade de Cogo sofreu danos bem menores.
"Na minha propriedade não houve muito estrago. Tenho placas solares, e quando fui verificar hoje de manhã, não encontrei nenhuma quebrada, nada de danos, graças a Deus. Mas nos vizinhos a destruição foi grande", comentou Cogo, que cultiva soja.
Segundo o agricultor, as pedras começaram pequenas, mas após uma pausa breve, aumentaram de tamanho, chegando a ser quase do tamanho de um ovo de galinha. Ele também comentou que antes da queda de granizo, o calor era intenso, seguido por chuva e ventos fortes.
A Climatempo não possui estações na cidade e, portanto, não registrou o volume de chuva. A Defesa Civil estadual também não tem informações sobre danos na cidade.
Comments