Morre chimpanzé Kely no Zoológico de Belo Horizonte; morte ocorre após falecimento de leoa-branca Pretória
gazetadevarginhasi
há 1 hora
1 min de leitura
fonte: o tempo
A chimpanzé Kely, uma das moradoras mais conhecidas do Zoológico de Belo Horizonte, morreu nesta quarta-feira (12/11). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no início da tarde, poucas horas após o anúncio da morte da leoa-branca Pretória, que faleceu nessa terça-feira (11/11) durante um procedimento veterinário.
Diante da sequência de mortes, o prefeito Álvaro Damião (União) deve conceder uma coletiva de imprensa ainda nesta quarta-feira para se pronunciar sobre os casos e as condições dos animais no zoológico.
Pretória havia chegado à capital mineira em 15 de outubro, junto ao leão Mafu, ambos com 14 anos, transferidos do Parque Beto Carrero, em Santa Catarina. A PBH informou que a leoa sofreu uma parada cardiorrespiratória durante um tratamento odontológico sob anestesia.
Segundo a prefeitura, o procedimento foi realizado por uma equipe experiente de veterinários do Zoológico e a necrópsia está sendo conduzida pela UFMG para determinar a causa exata da morte.
As mortes de Kely e Pretória geraram grande comoção entre visitantes e servidores do Jardim Zoológico, que aguardam novas informações sobre as condições dos animais e medidas de prevenção para evitar novos incidentes.