MP Itinerante chega a seis cidades em agosto após atender sete municípios mineiros em julho
gazetadevarginhasi
22 de jul. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
MP Itinerante alcança sete cidades em julho e confirma novos atendimentos para agosto em Minas Gerais.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) segue avançando com o projeto Ministério Público Itinerante (MPI), que tem como objetivo promover o acesso à Justiça e garantir o conhecimento de direitos essenciais aos cidadãos que vivem em regiões afastadas das Promotorias de Justiça. Após passar por sete cidades mineiras em julho, o programa já tem nova agenda definida: seis municípios receberão os atendimentos no mês de agosto.
Durante o mês de julho, o MP Itinerante esteve em Santo Antônio do Monte e São Francisco de Paula, na região Oeste; Frei Lagonegro, Coroaci e Belo Horizonte, no Vale do Rio Doce; além de Papagaios e Maravilhas, na Região Central. Os atendimentos incluíram serviços gratuitos, audiências públicas, orientações jurídicas, atividades educativas e culturais, além de ações voltadas a públicos específicos, como comunidades quilombolas e catadores de recicláveis.
Nos dias 8 e 9 de julho, Santo Antônio do Monte e São Francisco de Paula receberam 912 e 840 atendimentos, respectivamente. Também foram realizadas seis reuniões públicas, com a participação de cerca de 170 pessoas. A Praça Benedito Valadares, em Santo Antônio do Monte, e a Praça Pedro Severino de Aguiar, em São Francisco de Paula, concentraram as atividades.
Em Papagaios e Maravilhas, onde o projeto esteve nos dias 11 e 12 de julho, a população teve acesso direto à Promotoria de Justiça local, à Ouvidoria do MPMG e aos serviços dos parceiros, como Cemig, Copasa, Emater, OAB, Defensoria Pública, Recivil e o Cejusc Itinerante, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Já nos dias 1º a 3 de julho, Frei Lagonegro, Coroaci e Belo Horizonte receberam atendimentos voltados especialmente para comunidades vulneráveis, incluindo estudantes e populações tradicionais.
Para o mês de agosto, o MP Itinerante já tem novo cronograma definido. Serão contemplados os municípios de Presidente Bernardes, Rochedo de Minas e Descoberto, na Zona da Mata, além de Araporã, Tupaciguara e Pirajuba, no Triângulo Mineiro. As visitas estão agendadas para os dias 5, 7, 8, 19, 20 e 21.
O projeto conta com a participação de diversos órgãos parceiros, como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil), Copasa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Senar Minas, Defensoria Pública, Emater-MG, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério Público de Contas, Sedese/Sine-MG, Servas, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Correios, entre outros.
Comentários