MP obtém condenações por corrupção em Varginha e desvio de recursos em Elói Mendes
gazetadevarginhasi
25 de jul.
1 min de leitura
Divulgação
Justiça condena 19 pessoas por corrupção em Varginha e Elói Mendes.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de 19 pessoas envolvidas em esquemas de corrupção em Varginha e de desvio de recursos públicos em Elói Mendes, municípios do Sul de Minas. Parte dos réus já havia sido sentenciada anteriormente, mas teve a pena aumentada em nova decisão judicial.
Em Varginha, as condenações são resultado da operação "Penitência", deflagrada entre 2022 e 2023 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A investigação teve como foco uma organização criminosa que atuava no presídio local, praticando crimes como corrupção ativa e passiva, peculato e tentativa de atrapalhar investigações. A ofensiva contou com apoio da 7ª Promotoria de Justiça de Varginha, do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e das Polícias Civil e Militar. Até o momento, seis envolvidos foram condenados a penas que, somadas, chegam a quase 80 anos de prisão.
Já em Elói Mendes, a operação "Trem Fantasma" mirou uma organização criminosa suspeita de fraudes em contratos da prefeitura para fornecimento de peças automotivas. As investigações revelaram um esquema de peculato por meio de desvio de dinheiro público, envolvendo servidores municipais e empresários. Ao todo, 16 pessoas foram denunciadas pelos crimes de organização criminosa, peculato e embaraço às investigações. As penas aplicadas somam mais de 134 anos de prisão.
Nos dois casos, os condenados ainda podem recorrer das decisões judiciais.
Comentários