top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPF revela fiscalização sobre frigoríficos da Amazônia em evento da PGR

  • gazetadevarginhasi
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura
MPF revela fiscalização sobre frigoríficos da Amazônia em evento da PGR
Divulgação
MPF divulga auditorias sobre a cadeia da pecuária na Amazônia Legal em evento na PGR.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentará, nesta quarta-feira (14), os resultados do segundo ciclo unificado de auditorias na cadeia produtiva da pecuária na Amazônia Legal. O evento será realizado às 14h, no auditório JK, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. As inscrições podem ser feitas no site www.mpf.mp.br/pa/inscricoes.

As auditorias verificam se os frigoríficos inspecionados estão cumprindo os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com o MPF desde 2009, que exigem o controle da origem da carne comercializada. A medida busca garantir que os animais não sejam provenientes de áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a territórios protegidos ou sem regularização ambiental.

Os dados que serão apresentados abrangem frigoríficos dos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. A análise indica quais empresas têm efetivado seus compromissos com práticas sustentáveis e quais os resultados alcançados até o momento. O objetivo é dar transparência às ações e diferenciar os frigoríficos que atuam de forma legal e responsável.

A ação faz parte da preparação do MPF para a participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ocorrer em Belém (PA). As auditorias seguem um protocolo unificado de monitoramento, elaborado em cooperação com órgãos de fiscalização, entidades do setor produtivo e instituições de pesquisa e apoio técnico.

A coordenação do projeto está a cargo da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR) do MPF, por meio do Grupo de Trabalho Amazônia Legal. Também participam organizações como Amigos da Terra – Amazônia Brasileira (AdT), Imaflora, Imazon, Universidade de Wisconsin-Madison e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentro do programa Boi na Linha.
Fonte: MPF

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page