top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPMG consegue contratacao de educador especializado para aluno com deficiencia visual em Mesquita

  • gazetadevarginhasi
  • 19 de set. de 2025
  • 1 min de leitura
MPMG consegue contratacao de educador especializado para aluno com deficiencia visual em Mesquita
Divulgação
MPMG garante professor de Braille para estudante cego em Mesquita.

Após recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o município de Mesquita contratou um professor especializado em Braille para atender um aluno cego matriculado no ensino fundamental. O estudante foi diagnosticado com glaucoma, resultando em perda total da visão. A contratação do educador foi confirmada ao MPMG ontem, quarta-feira (17).

A Promotoria de Justiça da comarca havia expedido a Recomendação ao executivo municipal no fim de março, solicitando que o poder público garantisse atendimento especializado. Entre as medidas previstas, a escola deveria realizar avaliação das especificidades educacionais do aluno por meio de estudo de caso, envolvendo profissionais de acompanhamento e a família. Também deveria ser criado um Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) e oferecido atendimento especializado no contraturno escolar.

O MPMG fundamentou a recomendação no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Estatuto da Pessoa com Deficiência e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil, que garantem o direito à educação inclusiva e atendimento adequado a pessoas cegas.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page