MPMG distribui absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade em Minas
gazetadevarginhasi
7 de jun. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
MPMG distribui mais de 4,7 mil pacotes de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) finalizou a entrega de 4.746 pacotes de absorventes higiênicos a entidades que acolhem mulheres em situação de vulnerabilidade social no estado. A ação foi iniciada em maio, após o recebimento dos produtos pela Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPdM), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
A distribuição foi conduzida por meio de articulação entre os Centros de Apoio Operacional de Combate à Violência Doméstica (CAO-VD), de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (Cao-Cimos), e a Ouvidoria das Mulheres do MPMG.
No âmbito do CAO-VD, foram entregues 2.373 pacotes de absorventes a oito organizações da sociedade civil que atuam no acolhimento e assistência a mulheres: Coletivo Clã das Lobas, Projeto Maria Maria do Centro de Acolhida Betânia, Casa Tina Martins, Escritório Social BH, Projeto ComPaixão, Instituto Neides Abreu, Projeto Maria Vão com as Outras Sim e Projeto Graal.
Os demais 2.373 pacotes foram destinados por meio de ações promovidas pela Ouvidoria das Mulheres e pelo Cao-Cimos, dentro das atividades do projeto MP Itinerante. As entregas ocorreram nas cidades de Frutal, no Triângulo Mineiro, e Olhos D’Água, no Norte de Minas, com cada município recebendo 1.186 pacotes.
O recebimento do material pelo MPMG já havia motivado a divulgação de uma nota pública de agradecimento, publicada em maio, reconhecendo a importância da parceria com o governo estadual para a promoção da dignidade menstrual e da saúde das mulheres em situação de risco.
Comentários