top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPMG obtém condenação de ex-delegado de trânsito de Varginha por corrupção na Operação Calhambeque

  • gazetadevarginhasi
  • há 48 minutos
  • 1 min de leitura
MPMG obtém condenação de ex-delegado de trânsito de Varginha por corrupção na Operação Calhambeque
Divulgação
Ex-delegado de trânsito de Varginha e suspeito de receptação são condenados por corrupção na Operação Calhambeque.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Varginha e da Promotoria de Justiça de Elói Mendes, obteve a condenação do ex-delegado de trânsito de Varginha e de um segundo réu por crimes de corrupção ativa e passiva. As decisões são decorrentes das investigações da Operação Calhambeque, que apura irregularidades envolvendo desmanches e receptação de veículos no Sul de Minas.

A pena imposta ao ex-delegado foi fixada em 5 anos, 1 mês e 19 dias de reclusão, além de multa. Já o outro condenado recebeu pena de 6 anos e 2 meses de reclusão, também acompanhada de multa.

Entenda o caso
As apurações apontaram que, durante uma investigação sobre desmanches de veículos em Elói Mendes e cidades vizinhas, o segundo réu ofereceu propina de R$ 10 mil ao então delegado, em 2017, para evitar sua responsabilização criminal. O delegado aceitou o valor e deixou de instaurar o inquérito policial correspondente, dando início à investigação apenas nove meses depois, quando o Ministério Público requisitou formalmente informações sobre o caso.

Além dessa condenação, o ex-delegado — atualmente aposentado — já havia sido sentenciado em outras duas ações penais relacionadas à Operação Êxodo 23, que também apurou práticas de corrupção. Nessas ações, ele recebeu penas de 11 anos, 11 meses e 25 dias, e 10 anos de reclusão, além de multas, todas referentes a crimes de corrupção passiva.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page