top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPMG promove workshop com foco na equidade racial e na valorização da dança periférica

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
MPMG promove workshop com foco na equidade racial e na valorização da dança periférica
Divulgação
Workshop reúne Cia Palácio das Artes e Cia Favelinha em ação inédita de combate ao racismo por meio da dança.

A arte como linguagem de transformação social e enfrentamento ao racismo foi o fio condutor do workshop “Sobre Tons na Dança”, realizado nos dias 9 e 10 de julho no Teatro João Ceschiatti, em Belo Horizonte. A atividade marcou uma colaboração inédita entre a tradicional Cia de Dança Palácio das Artes e a Cia Favelinha, coletivo periférico que atua com juventude, cultura urbana e identidades negras.

Promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Combate ao Racismo e a Todas as Outras Formas de Discriminação (Ccrad) e da Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom), o evento integra o programa “Sobre Tons”, que busca promover a equidade racial com ações culturais, educativas e institucionais.

Durante dois dias, jovens artistas das duas companhias participaram de um processo criativo colaborativo, explorando temas como diversidade, justiça social e racismo estrutural. A proposta culminou em apresentações abertas ao público, com sessões voltadas especialmente para adolescentes e jovens da rede pública. Mais de 130 jovens da Escola Municipal Imaco, do Parlamento Jovem de São José da Lapa e da Assprom (Associação Profissionalizante do Menor) participaram da iniciativa.

A assessora jurídica da Ccrad, Larissa Do Vale, destacou a importância da interlocução entre diferentes áreas no enfrentamento ao racismo. “Entendemos que o enfrentamento ao racismo perpassa ações complexas e envolve a interlocução com diversas áreas, como o direito, a educação, a arte e a cultura. Esse workshop simboliza o que é o enfrentamento e a resistência ao racismo, especificamente, por meio da dança”, afirmou.

Negona Dance, integrante da Cia Favelinha, refletiu sobre a potência do encontro entre os corpos da dança contemporânea e do funk. “Foi descer o morro, compartilhar, trocar, se deixar atravessar para chegar à maravilha que apresentamos”, resumiu. Ela pontuou que o workshop é apenas uma vírgula em um processo maior de transformação.

A experiência também impactou o público. João Pedro Souza, jovem do Parlamento Jovem de São José da Lapa, afirmou que nunca havia estado em um teatro e se emocionou com o espetáculo. “Sempre gostei de arte e cultura, mas hoje foi algo diferente, realmente impactante. A forma como transmitiram os sentimentos foi linda, e eu me identifiquei de verdade. Me senti bem e senti a arte”, contou.

Lançado em 2023, o programa “Sobre Tons” tem como objetivo central o combate ao racismo e às desigualdades raciais. Na fase inicial, a iniciativa focou no letramento racial de servidores do MPMG. Em 2024, expandiu suas ações para toda a sociedade, com exibições comentadas de filmes, podcasts, vídeos educativos em estádios, além de parcerias com Educafro Minas, a Fundação Escola Superior do MPMG, a Federação Mineira de Futebol, os centros universitários UNA e UNI-BH e a Fundação Clóvis Salgado.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page