top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Nova campanha nacional expõe os perigos dos cigarros eletrônicos e reforça apoio para quem quer parar de fumar

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
Fonte: Google
Fonte: Google
Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nesta quarta-feira (28) a campanha “Cigarros eletrônicos e aditivos: sabores e aromas que promovem e perpetuam a dependência de nicotina”, em referência ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a data não é de celebração, mas de mobilização para salvar vidas e reduzir os impactos do tabagismo na saúde pública global. Ele alertou para o desafio representado pelos dispositivos eletrônicos, cujo uso, em países que regulamentaram sua venda, é até seis vezes maior do que no Brasil.
A campanha visa conscientizar a população sobre os malefícios dos produtos de tabaco e nicotina, especialmente aqueles que utilizam aditivos de sabor e aroma para atrair crianças e adolescentes. Além disso, busca informar sobre os danos causados pelos cigarros eletrônicos ao pulmão, coração e outros órgãos, e sobre como os aditivos aumentam a dependência e dificultam a cessação.
“O uso de cigarros eletrônicos e aditivos torna o tabagismo mais atrativo, mas é preciso reforçar que todos os produtos fumígenos fazem mal à saúde”, destacou o Inca em nota. O instituto também lembra que parar de fumar é sempre benéfico, mesmo para quem já possui doenças relacionadas ao tabaco, como câncer, enfisema ou derrame, pois a qualidade de vida melhora significativamente.

Confira os principais benefícios ao parar de fumar:
  • Após 20 minutos: pressão sanguínea e pulsação normalizam.
  • Após 2 horas: não há mais nicotina no sangue.
  • Após 8 horas: nível de oxigênio se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas: pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias: olfato e paladar melhoram.
  • Após 3 semanas: respiração e circulação se tornam mais eficientes.
  • Após 1 ano: risco de infarto reduz à metade.
  • Após 10 anos: risco de infarto iguala-se ao de quem nunca fumou.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Mais informações podem ser obtidas nas coordenações de controle do tabagismo das secretarias estaduais ou municipais de saúde.
Além disso, estudos mostram que o aumento de impostos sobre cigarros pode reduzir a mortalidade infantil, reforçando a importância de políticas públicas eficazes contra o tabagismo.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page