top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Nova Deam é inaugurada em Ibirité no dia dos 19 anos da Lei Maria da Penha

  • gazetadevarginhasi
  • 7 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura
Nova Deam é inaugurada em Ibirité no dia dos 19 anos da Lei Maria da Penha
Divulgação
Nova sede da Delegacia da Mulher é inaugurada em Ibirité com foco no acolhimento e na proteção.

Com o objetivo de fortalecer o atendimento às mulheres em situação de violência, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, nesta quinta-feira (7/8), a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade de inauguração ocorreu no Estádio Municipal, no bairro Jardim Ibirité, e contou com a presença do governador Romeu Zema e da delegada-geral Letícia Gamboge, chefe da PCMG.

O novo espaço foi reformado e adaptado para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor às vítimas. As obras começaram em novembro de 2024 e duraram cerca de seis meses. “Essa inauguração é motivo de muito orgulho para nós, pois ela é totalmente focada em acolher as mulheres vítimas de violência”, destacou o governador Zema durante a cerimônia.

A delegacia conta com estrutura física moderna, incluindo gabinete, inspetoria, dois cartórios, recepção, brinquedoteca e uma sala de depoimento especial. A nova unidade está localizada na Rua João Libério Ferreira, no bairro Central Park, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30. Fora desse horário, o atendimento é feito pela Delegacia de Plantão de Ibirité.

A delegada Letícia Gamboge ressaltou a importância simbólica da inauguração no mesmo dia em que a Lei Maria da Penha completou 19 anos. “Mais de 170 mil mulheres poderão receber um bom atendimento neste espaço, mais acolhedor e moderno. É muito simbólico inaugurar essa sede aqui em Ibirité neste dia, que é um marco na proteção da violência que as mulheres sofrem”, afirmou.

Com a nova sede, Minas Gerais passa a contar com 70 Delegacias de Atendimento à Mulher em funcionamento. As unidades são responsáveis por prestar suporte às vítimas de violência doméstica, sexual e de importunação, contando com atendimento psicossocial e articulação com outras instituições.

Em 2024, mais de 27 mil pessoas foram indiciadas em Minas Gerais por crimes relacionados à violência contra a mulher. A unidade de Ibirité também foi equipada com uma viatura descaracterizada e um drone, adquiridos por meio de emendas parlamentares, além de novos móveis e equipamentos de informática, telefonia e rádio.
Fonte: PCMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page