Nove horas de combate: caminhão carregado com aerossóis e tintas pega fogo na BR-381
gazetadevarginhasi
31 de ago.
1 min de leitura
Divulgação CBMG
Incêndio em caminhão mobiliza bombeiros por nove horas na BR-381.
Na manhã desta quinta-feira (28), a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada pela concessionária Arteris para combater um incêndio em um caminhão que tombou no km 907 da BR-381. Seis militares, em duas viaturas, participaram da ocorrência.
Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que o veículo estava tombado sobre a pista, com chamas atingindo tanto sua estrutura quanto a carga transportada. O motorista já havia sido socorrido pela equipe da Arteris e apresentava apenas ferimentos leves.
A carga era diversificada e composta por materiais de risco, como aerossóis, extintores de incêndio, tintas, cigarros, canos metálicos e rádios, o que aumentou a complexidade do combate. Para conter as chamas, os bombeiros montaram duas linhas de ataque pelas laterais do veículo e utilizaram também Líquido Gerador de Espuma (LGE), devido às características inflamáveis da carga.
Com o auxílio de um guincho da Arteris, o caminhão foi afastado da carga, permitindo um trabalho mais eficaz. Na sequência, uma retroescavadeira foi usada para revirar o material e auxiliar no rescaldo. Houve diversos focos de reignição em razão da natureza dos produtos transportados, que foram controlados com abafamento de terra, também realizado pela máquina.
O incêndio foi totalmente controlado após cerca de nove horas de trabalho. Ao todo, foram utilizados aproximadamente 25 mil litros de água. Após o resfriamento, a carga foi retirada da pista e depositada em local seguro, restabelecendo a normalidade no trecho da rodovia.
Comentários