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Novo contrato da Fernão Dias é aprovado e deve impulsionar economia no Sul de Minas com R$ 15 bilhões em investimentos

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Fonte: Google
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A aprovação do novo contrato de concessão da Rodovia Fernão Dias (BR-381) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) marca o início de uma nova fase para o desenvolvimento econômico do Sul de Minas. Com investimentos estimados em R$ 15 bilhões ao longo dos próximos anos, a modernização da rodovia promete transformar a infraestrutura da região e gerar cerca de 62 mil empregos diretos, sendo 51 mil apenas no setor da construção civil durante os três primeiros anos de obras.
A BR-381 é uma das principais ligações entre Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), cortando 17 municípios sul-mineiros. O novo ciclo de intervenções inclui a construção de faixas adicionais, vias marginais, novos túneis e a recuperação completa do pavimento, o que deve aquecer setores como engenharia, transporte, comércio e serviços.
Além dos empregos diretos, a expectativa é de que a movimentação gerada pelas obras impulsione a economia local e regional. A cadeia produtiva dos municípios ao longo da rodovia deve ser beneficiada com o aumento na demanda por insumos e serviços. Empresas de transporte, materiais de construção e prestadores de serviços tendem a registrar crescimento com o avanço das obras.
Segundo estimativas do governo federal, ao longo de dez anos, o total de empregos diretos, indiretos e por efeito-renda pode ultrapassar 137 mil postos. Já a arrecadação estadual e municipal com o ICMS deve aumentar em R$ 2,8 bilhões nos primeiros três anos de concessão, recursos que podem ser direcionados para áreas como saúde, educação e infraestrutura urbana.

Polos regionais concentrarão investimentos
Municípios como Pouso Alegre, Extrema, Três Corações e Lavras devem receber boa parte dos investimentos iniciais, por já contarem com maior infraestrutura urbana e presença industrial. No entanto, cidades menores, como Careaçu, Estiva e São Gonçalo do Sapucaí, também devem sentir os efeitos positivos com o aumento na circulação de pessoas, mercadorias e capital.
Com fluxo médio de 250 mil veículos por dia, a Rodovia Fernão Dias é um dos principais corredores logísticos do país. A concessão renovada prevê a realização de um processo competitivo para troca do controle acionário da concessionária Autopista Fernão Dias S.A., encerrando anos de impasses e abrindo espaço para melhorias estruturais de grande porte.

Detalhes do novo contrato
A nova concessão terá validade de 15 anos e prevê, ao todo, R$ 9,47 bilhões em investimentos diretos em obras, além de R$ 5,3 bilhões em despesas operacionais. Só nos três primeiros anos estão previstos cerca de R$ 3 bilhões em aportes.
Entre as intervenções planejadas estão:
  • Construção de 108 km de faixas adicionais;
  • Implantação de 14 km de vias marginais;
  • Execução de novos túneis;
  • Modernização completa do pavimento.
Ao fim das obras, a expectativa do governo federal é que os ganhos econômicos anuais para o país alcancem R$ 1,5 bilhão, graças à redução no tempo de deslocamento, queda no número de acidentes e diminuição das emissões de gases poluentes.

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Gazeta de Varginha

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