PF desarticula megaesquema criminoso que movimentou R$ 50 milhões no Sul de Minas
gazetadevarginhasi
27 de jun.
1 min de leitura
Divulgação
PF e PMMG deflagram operação contra organizações criminosas com atuação em Minas e São Paulo.
A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), deflagrou nesta quinta-feira (26/6) uma operação para desarticular duas organizações criminosas interligadas, envolvidas na prática de crimes hediondos e conexos. Com atuação concentrada nos municípios de Alfenas e Poços de Caldas, no Sul de Minas, os grupos também mantinham atividades ilícitas em diversas outras cidades da região e no noroeste do estado de São Paulo.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em localidades de ambos os estados, como parte das ações estratégicas para desmantelar o esquema criminoso, que já vinha sendo monitorado há cerca de um ano.
As investigações revelaram a existência de uma estrutura sofisticada voltada à prática de crimes como tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, extorsão, receptação, furtos e roubos a instituições financeiras, além de adulteração de veículos.
De acordo com a Polícia Federal, as organizações movimentaram aproximadamente R$ 50 milhões em ativos ilícitos. A principal forma de dissimulação dos recursos era por meio de transações comerciais com automóveis usados, além do uso de empresas de fachada e de "laranjas" para ocultar os verdadeiros proprietários dos bens.
Durante a operação, foram apreendidos e sequestrados valores em contas bancárias, imóveis, veículos de luxo, embarcações e outros itens de alto valor, todos ligados à tentativa de esconder o patrimônio criminoso.
Comentários