top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Novo prédio do Fórum de Mateus Leme é inaugurado com destaque para acessibilidade e modernidade

  • gazetadevarginhasi
  • 25 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
Novo prédio do Fórum de Mateus Leme é inaugurado com destaque para acessibilidade e modernidade
Divulgação
Foi inaugurado nesta quinta-feira (24/7) o novo prédio do Fórum Desembargador.

Rubem Miranda, na Comarca de Mateus Leme, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

Durante o evento, o presidente ressaltou o caráter coletivo da conquista: “Esta é uma conquista de muitas mãos que trabalharam juntas em prol de um objetivo, com dimensão muito grande. Um gestor planeja, outro executa e outro colhe os frutos deste trabalho conjunto”.

Com aproximadamente 2.100 m² e dois pavimentos, o novo fórum tem capacidade para três varas — uma a mais que o número atual — e oferece total acessibilidade. A sede substitui o antigo prédio no Centro da cidade, que se tornou obsoleto com o crescimento da demanda da comarca.

A solenidade começou com a execução do Hino Nacional e o descerramento da fita inaugural, seguido por um ato no salão do Tribunal do Júri, onde Corrêa Junior recebeu o título de cidadão honorário de Mateus Leme, concedido pelo vereador José Ronaldo da Silva Lopes. O juiz diretor do foro, Eudas Botelho, e o juiz da 1ª Vara, Marcos Botega, também celebraram a entrega.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, destacou o significado da nova sede: “Simboliza o compromisso permanente do Judiciário com a promoção da Justiça, dignidade da pessoa humana e com atendimento eficiente ao jurisdicionado".

O prefeito Renilton Ribeiro Coelho agradeceu ao TJMG pelo empenho na viabilização do projeto, que representa um marco para a cidade. O juiz Eudas Botelho ressaltou que o novo espaço resolve os problemas enfrentados no antigo fórum, especialmente quanto à acessibilidade e limitações de espaço.

A comarca de Mateus Leme, instalada em 1975, inclui os distritos de Azurita e Serra Azul. Em 2022, a cidade de Juatuba deixou de integrar a comarca para se tornar sede própria, medida adotada devido à sobrecarga processual.

A solenidade contou ainda com a presença de autoridades do TJMG, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), do Ministério Público, da OAB, e das Polícias Civil e Militar.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page