NR 36: os principais cursos e capacitações exigidos na indústria de carnes
- gazetadevarginhasi
- há 23 minutos
- 4 min de leitura

Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, pós-graduado em Pavimentação e Restauração Rodoviária. Especialista em Máquinas Pesadas e Equipamentos, é proprietário da R-Sarto Treinamentos e Engenharia e colunista da Gazeta de Varginha, escrevendo sobre engenharia aplicada, segurança em obras e capacitação técnica. Contato: rsartotreinamentos@gmail.com
Instagram: @rsartotreinamentos | sarto_engenharia
WhatsApp: (35) 99972-2265
Olá, queridos leitores!
A Norma Regulamentadora nº 36 (NR 36) estabelece requisitos específicos de segurança e saúde no trabalho para empresas de abate e processamento de carnes e derivados. Esta norma também é conhecida como norma do frigorífico. Criada para reduzir acidentes, adoecimentos ocupacionais e melhorar as condições de trabalho num dos setores industriais mais exigentes do ponto de vista físico e ergonómico, a NR 36 dá especial destaque à formação dos trabalhadores. Vale lembrar que esta norma não se aplica à açougues ou estabelecimentos que revendem produtos processados da carne, pois a aplicação é dada para os estabelecimentos que possuem abatedouros, fazem o processamento da carne e de seus derivados, somente uma atividade não enquadra esta norma, ou seja, a atividade não pode ser isolada.
A seguir, destacam-se os principais cursos e capacitações associados ao cumprimento da NR 36, fundamentais para empresas, gestores de segurança e trabalhadores.
Formação de integração e conhecimento da NR 36 ou Treinamento Geral
Todo o trabalhador que inicia atividades em estabelecimentos abrangidos pela NR 36 deve receber uma formação inicial de integração. Esta capacitação aborda os riscos existentes no ambiente de trabalho, medidas de prevenção, organização das atividades, direitos e deveres, bem como noções gerais sobre saúde e segurança. Este treinamento se refere ao treinamento geral e obrigatório, sendo distribuída a carga horária de 04 horas na admissão e duas horas de reciclagem anualmente. Este treinamento é obrigatório, sendo que possui 04 horas de carga horária na admissão e 02 horas quando ocorrer a reciclagem.
Curso de Prevenção a Infecção com Agentes Biológicos
Este curso tem sua carga horária a critério da empresa, é de caráter obrigatório e deve abordar os diversos riscos oriundos de agentes biológicos, uso adequado de EPI’s e procedimentos em caso de acidentes.
Treinamento para Trabalhadores da Limpeza e Desinfecção
Este treinamento se destina aos trabalhadores que fazem a limpeza do local, bem como aqueles que fazem os processos de desinfecção de maquinários e utensílios usados nos processos de corte e fatiamentos. Deve ter no mínimo carga horária de 04 horas e podem ser agregadas ao treinamento geral e também é de caráter obrigatório.
Treinamento para Atividades de Pré-serviço de Inspeção Sanitária
Este treinamento visa garantir a integridade do estabelecimento desde o abate até o processamento. Sendo de ordem obrigatória sua aplicação com no mínimo 04 horas que também podem ser inclusas ao treinamento geral.
Curso de ergonomia aplicada
Um dos pilares da NR 36 é a prevenção de lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares. Este treinamento tem como base a própria NR 17 – Ergonomia e deve seguir os preceitos relativos a ela, inclusive a carga horária mínima. A norma exige formação específica em ergonomia, com foco em:
Posturas adequadas;
Movimentos repetitivos;
Ajustes de postos de trabalho;
Importância das pausas e da alternância de tarefas.



