Núcleo estratégico do tráfico é desarticulado em ação conjunta da PCMG e PMMG
gazetadevarginhasi
13 de set. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Operação Valete desarticula núcleo estratégico do tráfico de drogas em Patos de Minas.
Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais desmantelou o núcleo estratégico de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Patos de Minas e cidades vizinhas, no Alto Paranaíba. A Operação Valete, realizada na quinta-feira (11/9), prendeu em flagrante quatro suspeitos e apreendeu grande quantidade de drogas e bens ligados ao grupo.
De acordo com o delegado Érico Henrique Rodovalho, a ofensiva representou um duro golpe contra o crime organizado na região. “A operação demonstra o comprometimento das forças de segurança em coibir o tráfico e reduzir a violência associada, garantindo mais tranquilidade à população de Patos de Minas e região”, destacou.
As investigações revelaram que um dos principais alvos, de 42 anos, atuava exclusivamente no tráfico e mantinha contato frequente com um fornecedor de 49 anos, localizado em Patrocínio. Ambos já haviam sido presos em 2014 por transporte de entorpecentes.
Durante a operação, policiais apreenderam três veículos, mais de 36 quilos de drogas — incluindo cocaína, maconha gourmet e crack —, cerca de R$ 14 mil em dinheiro e seis balanças de precisão.
O nome da operação faz referência ao Valete do baralho, figura que simboliza o assistente fiel de uma autoridade maior. O investigado de Patos de Minas era considerado o braço direito do líder situado em Patrocínio, desempenhando papel estratégico na manutenção do esquema ilícito.
Comentários