OAB-MG e Ouvidoria-Geral de Minas firmam acordo para agilizar atendimento ao cidadão
gazetadevarginhasi
9 de jul. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
OAB-MG e Ouvidoria-Geral de Minas firmam acordo para fortalecer escuta cidadã e transparência.
Na manhã desta terça-feira (8), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) e a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) assinaram um acordo de cooperação técnica para estreitar a colaboração entre as ouvidorias das duas instituições. A cerimônia ocorreu no Edifício da Liberdade, com a presença do presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun; da ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira; da vice-presidente da OAB-MG, Núbia de Paula; e da ouvidora da seccional mineira, Gláucia Fernandino, que assumiu a presidência da Rede Ouvir – Rede Mineira de Ouvidorias.
O objetivo do acordo é permitir a transferência mútua de manifestações entre as ouvidorias da OAB-MG e da OGE/MG, tornando o atendimento mais ágil, direto e transparente. A medida busca facilitar o acesso do cidadão aos canais institucionais, de acordo com a natureza de cada demanda.
Durante o evento, Gustavo Chalfun destacou a importância da escuta ativa no exercício da advocacia e reforçou o papel da OAB-MG à frente da Rede Ouvir. “A atuação dos advogados e advogadas se fundamenta na escuta atenta e no diálogo constante com a sociedade. Essa escuta ativa nos permite compreender as necessidades das pessoas e promover as correções necessárias”, afirmou.
Gabriela Siqueira, ouvidora-geral do Estado, ressaltou que o acordo representa um avanço no atendimento ao cidadão, ao permitir a troca de informações entre as instituições. “Ao simplificar os trâmites, o acordo possibilita o intercâmbio de informações e manifestações entre as ouvidorias, especialmente quando os assuntos se interligam.”
Primeira mulher a assumir a presidência da Rede Ouvir, Gláucia Fernandino enfatizou o compromisso ético e colaborativo da rede. “Assumir este cargo é um compromisso coletivo que recebo com a consciência de que com diálogo, dedicação, troca de experiências e espírito colaborativo conseguiremos fortalecer e avançar cada dia mais com a Rede Mineira de Ouvidorias.”
Comentários