Operação Guia da América mira esquema de envio irregular de migrantes em Minas Gerais
gazetadevarginhasi
11 de jul. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Polícia Federal combate esquema de contrabando de migrantes em Governador Valadares.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10/7), a Operação Guia da América, com o objetivo de desarticular um esquema de contrabando de migrantes em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. A investigação aponta que pai e filha seriam os responsáveis por organizar viagens ilegais de brasileiros aos Estados Unidos, utilizando o México como rota de entrada.
Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Governador Valadares, além do bloqueio judicial de bens e valores dos investigados, que somam até R$ 2,2 milhões.
As apurações da PF identificaram, até o momento, 85 vítimas do esquema, incluindo adultos, crianças e adolescentes que teriam sido levados de forma irregular ao exterior. A prática envolve riscos significativos aos migrantes, tanto em relação à segurança quanto à legalidade da entrada em território estrangeiro.
Durante as diligências, os agentes apreenderam diversos itens, como documentos, aparelhos celulares, notas promissórias, joias e relógios de alto valor, em cumprimento à ordem de sequestro de patrimônio obtido com a atividade criminosa.
Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e envio irregular de menores ao exterior, condutas previstas na legislação brasileira e passíveis de penas severas.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema e possíveis vítimas adicionais.
Comentários