Operação Hefesto prende quatro suspeitos de furtos e receptação de cabos em Pouso Alegre
gazetadevarginhasi
há 3 horas
1 min de leitura
Divulgação
Polícia Civil realiza operação Hefesto e prende quatro homens por furto e receptação de cabos em Pouso Alegre.
Entre os dias 15 e 21 de agosto, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Hefesto em Pouso Alegre, no Sul do estado, resultando no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e na prisão de quatro homens, com idades entre 26 e 64 anos. A ação teve como foco crimes de furto e receptação de fios de cobre e alumínio.
As investigações da equipe de combate a crimes contra o patrimônio indicaram que a maioria dos delitos era praticada por usuários de drogas e empresas de reciclagem. Somente em 2025, dezenas de ocorrências foram registradas, incluindo subtrações de cabos de cobre que afetaram a população e serviços essenciais, como energia elétrica, telefonia e internet.
Esquema criminoso
O levantamento policial revelou que o esquema não se limitava apenas à subtração dos materiais. Havia uma cadeia de receptação que abrangia desde pequenos compradores informais até uma grande empresa de reciclagem em Pouso Alegre. Em alguns casos, os criminosos recebiam drogas como pagamento, evidenciando a relação entre os crimes patrimoniais e o tráfico de entorpecentes.
Após meses de monitoramento, a PCMG identificou os principais receptadores e deflagrou a operação para desarticular a estrutura criminosa. Os quatro suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.