Operação no Sul de Minas desmantela esquema de fraudes no setor agroindustrial
gazetadevarginhasi
10 de jul.
2 min de leitura
Divulgação
Suspeito de chefiar quadrilha que aplicava golpes milionários com máquinas agrícolas é preso em Pouso Alegre.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, nessa terça-feira (9/7), em Pouso Alegre, no Sul do estado, um homem de 42 anos suspeito de liderar uma organização criminosa especializada em aplicar golpes milionários no setor agroindustrial. A ação integra uma operação voltada à repressão de crimes patrimoniais em áreas rurais, com foco especial na aquisição fraudulenta de maquinários agrícolas de alto valor.
Durante a ofensiva policial, também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Pouso Alegre, Bueno Brandão e Bom Repouso. Os agentes localizaram e recuperaram cerca de R$ 5 milhões em equipamentos agrícolas que estavam armazenados em propriedades rurais e depósitos usados pela quadrilha.
A Justiça ainda determinou o sequestro e bloqueio de ativos financeiros dos investigados como forma de garantir o ressarcimento às vítimas lesadas pelo esquema.
Golpes sofisticados
Segundo as investigações, o grupo utilizava documentos e cheques falsificados, emitidos em nome de pessoas de boa-fé, para adquirir os equipamentos. Parte das máquinas era entregue antes da confirmação do pagamento, que não ocorria devido à falta de fundos dos cheques apresentados.
As diligências seguem em andamento com o objetivo de identificar outros integrantes da organização criminosa, detalhar sua estrutura e promover a responsabilização financeira dos envolvidos. A polícia também trabalha na busca por suspeitos que seguem foragidos.
A operação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais de Alfenas, vinculada ao 18º Departamento de Polícia Civil.
Comentários