top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operação Reditus Themis tem nova fase com prisões e mandados no Norte de Minas

  • gazetadevarginhasi
  • 18 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
Operação Reditus Themis tem nova fase com prisões e mandados no Norte de Minas
Divulgação
Operação Reditus Themis avança no combate ao crime organizado em Pirapora com novas prisões e mandados cumpridos.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na quinta-feira (17/7), em Pirapora, no Norte de Minas, a segunda fase da operação Reditus Themis, voltada ao enfrentamento qualificado de organizações criminosas que atuam na região. A ação resultou em duas prisões — uma temporária, de um investigado apontado como articulador de uma das facções, e outra em flagrante por posse ilegal de munição —, além do cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão.

O principal objetivo da operação é desarticular dois grupos criminosos envolvidos com tráfico de drogas, homicídios (tentados e consumados), porte e posse ilegal de armas de fogo, bem como práticas de lavagem de dinheiro. Após meses de investigação e com base nas provas reunidas, a Polícia Civil solicitou à Justiça a adoção de medidas cautelares contra os alvos monitorados.

Durante as buscas, as equipes apreenderam diversos celulares e materiais de interesse investigativo que serão encaminhados à perícia, com o intuito de aprofundar a apuração e identificar outros envolvidos na estrutura criminosa.

Segundo o delegado Cristiano Costa Santos, responsável pelas investigações, o trabalho tem sido feito com base em inteligência policial, visando a um enfrentamento estratégico das organizações. “Nosso foco é promover uma repressão qualificada, com base em inteligência policial, visando à ruptura do ciclo criminoso que afeta diretamente a segurança pública da comunidade local”, destacou.

Somadas, as duas fases da operação — realizadas em março e agora em julho — já resultaram na prisão de sete pessoas e na execução de mais de 20 mandados de busca e apreensão. As diligências continuam, e a Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que podem contribuir para o avanço das investigações e a captura de outros suspeitos ainda procurados.

A 2ª fase da Reditus Themis mobilizou cerca de 50 policiais civis das delegacias de Pirapora, Curvelo, Várzea da Palma e Buritizeiro. A operação contou ainda com suporte da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Coordenadoria Aerotática (CAT), que forneceram apoio tático e aéreo à ação.
Fonte: PCMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page