Panamá Rompe Relações Diplomáticas com Venezuela Após Resultados Eleitorais Contestados
gazetadevarginhasi
30 de jul. de 2024
1 min de leitura
Foto: Divulgação
O presidente do Panamá, José Mulino, anunciou nesta segunda-feira (29) que o país retirará sua equipe diplomática da Venezuela e suspenderá todas as relações diplomáticas devido aos resultados das recentes eleições venezuelanas.
Mulino afirmou que a suspensão diplomática permanecerá “até que haja uma revisão completa das cédulas e do sistema de contagem digital que revele a verdadeira vontade popular”.
Com essa decisão, o Panamá se une a Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, que convocaram uma reunião urgente do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA).
O grupo de países solicita que a OEA emita uma resolução para “salvaguardar a vontade popular e os princípios fundamentais da democracia” na Venezuela, após ambos os candidatos presidenciais venezuelanos terem declarado vitória nas eleições de domingo.
O presidente da Argentina, Javier Milei, classificou os resultados das eleições como uma “fraude” perpetrada pelo presidente Nicolás Maduro, acrescentando que Buenos Aires não reconheceria os resultados. El Salvador também se recusou a reconhecer os resultados, enquanto a República Dominicana expressou preocupação e pediu uma recontagem dos votos sob supervisão internacional.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou que realizará uma reunião de seu conselho permanente sobre os resultados das eleições na Venezuela nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), em Washington D.C., após a solicitação de 12 países membros. Muitos líderes latino-americanos rejeitaram os resultados ou pediram maior transparência.Fonte:CNN
Comentários