PCMG deflagra operação que investiga uso irregular de máquinas públicas em Varginha
gazetadevarginhasi
há 21 minutos
1 min de leitura
Divulgação
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou, na manhã desta terça-feira (18/11), uma operação para apurar o uso indevido de maquinário pertencente à Prefeitura de Varginha, em propriedades e empreendimentos particulares. A ação faz parte de um inquérito iniciado em 2022.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário. As diligências ocorreram em residências de servidores municipais e em sedes de empresas que teriam se beneficiado do esquema. Também houve o cumprimento de medidas de sequestro de bens e valores.
Como funcionava o esquema
A investigação aponta que servidores municipais, aproveitando-se de seus cargos, teriam autorizado ou possibilitado a utilização de tratores públicos em serviços de interesse particular, desrespeitando princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade e moralidade. Os envolvidos podem responder por peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Durante a operação, foram apreendidos R$ 10.100, US$ 6.200, documentos, cinco celulares, quatro notebooks e um veículo. As investigações prosseguem sob sigilo, com novas diligências sendo realizadas para identificar outros possíveis participantes.
A ação foi coordenada pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro do 6º Departamento de Polícia Civil, sediado em Lavras, com apoio de equipes das delegacias regionais de Varginha e Três Corações.