Pesquisadores da UFV identificam inseto inedito no Parque da Serra do Brigadeiro
gazetadevarginhasi
17 de set. de 2025
2 min de leitura
Divulgação Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - Robson Santos / Sisema
Nova especie de inseto descoberta no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro homenageia povo indigena Puri.
A biodiversidade de Minas Gerais ganhou um reforco cientifico com a identificacao de uma nova especie de inseto no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata. Batizada de Guaranyperla puri, a especie integra a familia Gripopterygidae e recebeu o nome em homenagem ao povo indigena Puri, tradicional da regiao.
O inseto foi descrito a partir de analises morfologicas detalhadas, com base em padroes de coloracao, estrutura das asas e caracteristicas do sistema reprodutivo, que o diferenciam de outras especies conhecidas. Os adultos medem cerca de 12 milimetros, enquanto as ninfas, ainda em estagio aquatico, atingem aproximadamente 8 milimetros.
A descoberta revela um ciclo de vida singular: na fase imatura, a ninfa vive na agua, passando por transformacoes ate o desenvolvimento das asas e do sistema reprodutivo, quando migra para o ambiente terrestre e inicia sua fase adulta. O estudo, conduzido no Programa de Pos-Graduacao em Entomologia da Universidade Federal de Vicosa (UFV), com apoio do Museu de Entomologia da instituicao, resultou em artigo cientifico que consolida a contribuicao para o conhecimento da fauna brasileira.
Para a secretaria de Estado de Meio Ambiente, Marilia Melo, a identificacao reforca a importancia das unidades de conservacao. “Continuaremos investindo em pesquisa nas nossas unidades para que isso gere conhecimento em prol do desenvolvimento sustentavel e da conservacao ambiental em Minas Gerais”, destacou.
O gerente do Parque da Serra do Brigadeiro, Luis Henrique de Mattos Lopes, ressaltou que descobertas como essa sao fundamentais para compreender a dinamica dos ecossistemas. “Isso pode influenciar diretamente estrategias de conservacao, priorizando habitats ameacados, alem de abrir caminhos para inovacoes na ciencia, agricultura e medicina”, afirmou.
A pesquisadora Mellis Layra Soares Rippel, doutoranda da UFV e uma das autoras do estudo, relembrou o momento da confirmacao. “Quando analisamos os exemplares, tanto do ponto de vista morfologico quanto molecular, percebemos que estavamos diante de uma especie nova. Isso indica que o parque ainda mantem um grau elevado de preservacao ambiental e reforca sua importancia cientifica”, contou.
O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e uma das principais unidades de conservacao de Minas, localizado na Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Gloria e Rio Doce. Com mosaico de ecossistemas, como florestas atlanticas de encosta e campos de altitude, a regiao e estrategica para a protecao de nascentes que abastecem as bacias do Rio Doce e do Paraiba do Sul.
Comentários