top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PF apreende arara mantida ilegalmente em Montes Claros e prende morador com arma restrita

  • gazetadevarginhasi
  • 22 de mai.
  • 1 min de leitura
PF apreende arara mantida ilegalmente em Montes Claros e prende morador com arma restrita
Divulgação
Operação da PF apreende arara-canindé mantida ilegalmente em cativeiro em Montes Claros.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21/5) a Operação Arari, em Montes Claros, no Norte de Minas, com o objetivo de combater crimes ambientais. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma residência onde era mantida ilegalmente em cativeiro uma arara-canindé. Também foi identificada a utilização de uma nota fiscal falsa para justificar a posse do animal.

As investigações começaram após representação do Ibama, motivada por uma fiscalização conjunta com a Polícia Militar Ambiental realizada em maio do ano passado. Na ocasião, vários animais silvestres sem documentação foram apreendidos, mas o morador apresentou uma nota fiscal que, à época, supostamente regularizava a posse da arara. Posteriormente, o Ibama concluiu que o documento era falso.

Durante o cumprimento do mandado, além da ave, a Polícia Federal encontrou uma arma de fogo de uso restrito em situação irregular, o que resultou na prisão em flagrante do responsável pela residência. Também foram apreendidos documentos, um celular e a própria arara-canindé, recolhida por uma equipe técnica do Ibama. A ave será levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passará por avaliação e receberá os cuidados necessários.

O suspeito poderá responder pelos crimes de manutenção ilegal de animal silvestre em cativeiro, uso de documento falso e posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Os materiais apreendidos passarão por perícia.
Fonte: PF

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page