Pimenta inicia curso de atualização em saúde mental pelo projeto federal Nós na Rede
gazetadevarginhasi
15 de ago.
2 min de leitura
Foto: SMS Pimenta – Profissionais da RAPS no primeiro encontro do projeto Nós na Rede
O município de Pimenta foi o primeiro da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos a iniciar o curso de atualização para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por meio do projeto Nós na Rede, do Ministério da Saúde. A formação, que soma 120 horas — sendo 90 a distância e 30 presenciais —, busca qualificar o atendimento em saúde mental, fortalecer a estratégia de redução de danos e aprimorar práticas de cuidado.
Na SRS Passos, 17 municípios que atendem aos critérios do projeto aderiram à iniciativa. Passos será o próximo a iniciar as atividades, no dia 27/8, enquanto os demais darão início à formação em 2026.
Em Minas Gerais, o Nós na Rede conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Cesmad), com mobilização das Unidades Regionais de Saúde. A execução é feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), utilizando uma metodologia participativa que inclui oficinas, rodas de conversa e outras atividades de integração.
O primeiro encontro presencial aconteceu em 11/8 e foi conduzido pela enfermeira especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial Andreia Cristina Alves, docente do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – campus Passos. Participaram a secretária municipal de Saúde de Pimenta, Linara Mirelli Domingos, profissionais de unidades básicas de saúde, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Santa Casa de Pimenta e representantes do município de Pains, pertencente à Regional de Divinópolis.
O curso aborda temas como atenção integral a pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, atendimento a indivíduos em sofrimento mental e em conflito com a lei, além de ações direcionadas a egressos de hospitais de custódia.
Para a secretária Linara Domingos, a proposta é fundamental para aprimorar a atuação profissional e qualificar a assistência à população. “A proposta é excelente para aprimoramento profissional e atuação qualificada na assistência à população”, destacou.
Já a referência técnica em saúde mental da SRS Passos, Gisele Graziella de Paula Silva, enfatizou que a formação gera grande expectativa entre gestores e profissionais da área. “Os profissionais se sentirão mais seguros ao prestarem a assistência em saúde mental. Os usuários serão contemplados com um atendimento mais qualificado”, afirmou.
Comentários