PM e FICCO desmantelam esquema de tráfico de armas e munições em Minas Gerais
gazetadevarginhasi
19 de ago. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Operação Senhores da Guerra desarticula grupo criminoso em Governador Valadares.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG), deflagrou nesta segunda-feira (18) a Operação Senhores da Guerra, com foco em uma organização criminosa responsável por abastecer facções rivais em Governador Valadares com armas, munições e coletes balísticos.
Na ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão, além de 15 prisões em flagrante. As equipes apreenderam 66 armas de fogo e mais de 12 mil munições, configurando um dos maiores resultados recentes no combate ao tráfico de armamentos no estado.
A operação contou com forte aparato policial: 25 viaturas, militares do serviço de Inteligência, cerca de 110 policiais e o apoio de uma aeronave da PM.
Investigações
As apurações começaram a partir da análise do material apreendido durante a Operação Muro de Ferro, realizada em fevereiro de 2025. O cruzamento das informações revelou a existência de uma rede criminosa estruturada em Governador Valadares.
Segundo a investigação, dois líderes eram os responsáveis pela aquisição dos armamentos, enquanto outros cinco integrantes faziam a comercialização. O grupo atuava tanto no abastecimento de criminosos quanto na venda de munições para pessoas com registros de armas de fogo — incluindo integrantes do CAC (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) — que compravam os produtos fora da legalidade.
A polícia identificou ainda a participação de um armeiro e instrutor de tiro da cidade, encarregado da manutenção das armas e da intermediação das negociações ilegais. A organização também fabricava e vendia clandestinamente um acessório capaz de aumentar a letalidade de fuzis, adaptando-os para o modo rajada.
Comentários