top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PM prende dupla horas após invasões no Centro de Alfenas; caso reacende debate sobre impunidade

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

fonte: diario independente
fonte: diario independente
A resposta foi imediata. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) prendeu dois homens flagrados por câmeras de segurança tentando invadir uma clínica e, poucas horas depois, furtando uma loja de produtos odontológicos no Centro de Alfenas, no Sul de Minas. As ações ocorreram na madrugada desta quarta-feira (08/01).
Após o crime, a dupla foi localizada pelas equipes do 64º Batalhão de Polícia Militar, presa e encaminhada à Delegacia da Polícia Civil, junto com parte do material furtado. As imagens do sistema de monitoramento foram decisivas para a identificação e localização dos suspeitos.
A ocorrência reforça a atuação ostensiva do 64º BPM, que tem intensificado o patrulhamento na região central da cidade, com aumento de abordagens e presença constante das viaturas, o que possibilitou a rápida retirada dos criminosos de circulação.
Apesar do resultado positivo da ação policial, o caso evidencia um problema recorrente. Um dos detidos já havia sido preso no dia 11 de dezembro, após tentar furtar o mesmo estabelecimento que voltou a ser alvo agora. Mesmo assim, estava em liberdade em menos de um mês. Ambos são conhecidos no meio policial pela prática reiterada de furtos.
Atualmente, Alfenas apresenta índices considerados baixos de furtos e roubos, reflexo direto do trabalho preventivo e ostensivo da Polícia Militar. Ainda assim, a corporação destaca que não é possível manter uma viatura em cada ponto da cidade.
O episódio volta a alimentar a sensação de impunidade. Crimes de furto seguem sendo tratados pela legislação como de menor potencial ofensivo. Na prática, a Polícia Militar efetua a prisão, a Polícia Civil ratifica o flagrante, mas muitos suspeitos são liberados após audiência de custódia e retornam rapidamente às ruas.
A ocorrência escancara a discussão sobre a necessidade de mudanças na legislação. O policiamento foi reforçado e a resposta foi rápida, com os autores presos. A permanência deles no sistema prisional, agora, depende exclusivamente das decisões da Justiça.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page