Poços de Caldas avança na reestruturação da GCM com agentes autorizados a portar armas
gazetadevarginhasi
26 de mar.
1 min de leitura
Reprodução
Trinta e três guardas civis municipais (GCMs) de Poços de Caldas receberam, nesta terça-feira (25), a documentação de porte de arma, dando um novo passo na reestruturação da corporação. A medida faz parte do processo de modernização da GCM, iniciado com a aprovação da lei municipal em outubro de 2023, que permitiu o uso de armamento pelos agentes.
Para obter a certificação, os guardas passaram por um curso de 280 horas, que incluiu treinamento em armamento e tiro com pistolas, fuzis e carabinas, além de avaliações psicológicas e testes práticos.
Em setembro de 2024, a Polícia Federal concedeu à GCM de Poços de Caldas a autorização para o porte de arma de fogo. Agora, a prefeitura aguarda a liberação do Exército Brasileiro para a compra dos armamentos.
“Nós estamos trabalhando no plano estratégico, porque este tipo de armamento, sendo de uso restrito, exige autorização do Exército. Assim que tivermos esse documento, a compra será efetivada”, explicou o comandante da GCM, inspetor Marcelo Gavião Bastos.
A previsão é que os agentes passem a atuar armados ainda este ano. Atualmente, a GCM conta com 65 profissionais, e, segundo o comandante, os futuros contratados já serão treinados desde o início da formação para o uso de armamento.
Comments