Poeta lança obra ultrarromântica em evento gratuito na Biblioteca Municipal
gazetadevarginhasi
há 55 minutos
2 min de leitura
Divulgação
Biblioteca Pública promove lançamento do livro Versos Dissidentes & Poemas Veganos nesta quinta-feira.
A Biblioteca Pública Municipal de Varginha será palco, nesta quinta-feira (4/12), às 19h, do lançamento do livro Versos Dissidentes & Poemas Veganos, do escritor Willba Dissidente. A obra reúne 53 poemas inéditos que dialogam com melancolia, violência simbólica, crítica social e afetos, sempre filtrados pelo conceito que o autor define como “poesia ultrarromântica para a contemporaneidade”.
O evento contará também com um pocket show do músico Rafael Lourenço, o Daum, integrante da banda New Democracy, que levará ao público uma apresentação especial. A entrada é gratuita.
Sobre o autor
Willba, 43 anos, é sociólogo formado pela USP e já atuou como produtor cultural, professor e jornalista musical. Sua trajetória multifacetada ecoa em seus versos — intensos, sombrios e marcados por uma visão crítica do presente. Embora se aproxime da tradição romântica do século XIX, o autor subverte essa estética ao usar a poesia como enfrentamento das dores e urgências contemporâneas. Vegano e praticante de artes marciais, ele vê a escrita como ato de resistência e alerta.
Sobre a obra
Em Versos Dissidentes & Poemas Veganos, o leitor encontra textos que abordam amor, desilusões, RPG, Rock’n’Roll, redes sociais, defesa de direitos, destruição ambiental, terror e, sobretudo, a luta pelos direitos dos animais — tema presente em 15 dos poemas. Embora seja um dos raros livros de poesia no mundo a incluir o termo vegan no título, a obra dialoga com qualquer leitor interessado em versos que provocam, inquietam e estabelecem conexões profundas.
O livro é ilustrado pelo tatuador varginhense Silvio Andrade, do estúdio Six Tattoo, que assina uma identidade visual marcante e coerente com o tom da obra.
A publicação foi viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal e Ministério da Cultura, por edital executado pela Prefeitura de Varginha, via Fundação Cultural.