Polícia Federal cumpre mandados em quatro estados contra grupo que fabricava cigarros clandestinos
gazetadevarginhasi
26 de ago.
1 min de leitura
Divulgação PF
PF deflagra segunda fase da Operação Sinal de Fumaça contra esquema de produção ilegal de cigarros.
A Polícia Federal, em ação conjunta com as Receitas Federal e Estadual de Minas Gerais, deflagrou nesta terça-feira (26/8) a Operação Sinal de Fumaça II. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva em quatro estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
A nova fase é um desdobramento das investigações iniciadas em outubro de 2024, quando a primeira etapa da operação revelou indícios da fabricação clandestina de cigarros. Agora, além da produção ilegal, os investigadores apontam a participação de servidores públicos e de um profissional liberal no esquema, que teriam atuado para assegurar benefícios ilícitos ao grupo criminoso.
De acordo com a Polícia Federal, as apurações mostraram que agentes públicos recebiam vantagens indevidas em troca de facilitar as atividades da organização. A prática envolvia não apenas a tolerância com a produção e distribuição irregular dos produtos, mas também a concessão de benefícios que favoreciam diretamente os envolvidos.
A operação segue em andamento, e os materiais apreendidos serão analisados para ampliar as provas já colhidas e reforçar as denúncias contra os suspeitos.
Comentários