Policiais participam de capacitação do MPMG sobre estratégias de persecução penal
gazetadevarginhasi
15 de ago. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
MPMG promove evento técnico voltado a policiais civis e militares em Manga e Montalvânia.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou nesta quinta-feira (14/08) o evento técnico “Segurança pública em rede: estratégias para uma persecução penal de resultados”, organizado pela 2ª Promotoria de Justiça de Manga, em parceria com a Promotoria Única de Justiça de Montalvânia.
Segundo o promotor de Justiça Lucas Eduardo de Lara Ataide, organizador do encontro, o objetivo foi aprimorar a articulação e as estratégias interinstitucionais, promovendo uma persecução penal mais efetiva, coesa e estruturada. O público-alvo foi formado por policiais civis e militares que atuam nas comarcas de Manga e Montalvânia.
Durante o evento, o promotor Lucas Ataide abordou o tema “Do indício à condenação: estratégias integradas de investigação e processo”. Já os assessores jurídicos da 1ª e 2ª Promotorias de Manga, Luan Lima Fogaça e Luiz Gustavo Pereira Pimenta, trataram dos parâmetros legais, jurisprudenciais e operacionais das leis 9.605/1998 (sanções penais e administrativas por condutas lesivas ao meio ambiente) e 11.343/2008 (Lei Antidrogas).
Ao todo, 35 policiais participaram do evento, incluindo o delegado de Polícia Civil de Manga, Genilson de Oliveira Alvarenga, o comandante da Polícia Militar, Leonardo Souza Santos, o comandante da Polícia Militar Ambiental, Ivo Gonçalves Pinto, e o major da Polícia Militar de Januária, Guilherme Rodrigues Santos.
O promotor Lucas Ataide destacou que a iniciativa representa um desdobramento da missão constitucional do Ministério Público na defesa da ordem jurídica e no controle externo da atividade policial. Conforme a Resolução CNMP 20/2007, a integração do Ministério Público com as forças policiais é estratégica para aperfeiçoar a persecução penal, sempre orientada pelo interesse público.
Ao final, os participantes assumiram o compromisso de adotar rigor técnico e boas práticas, aplicando as reflexões e orientações discutidas durante o evento.
Comentários