top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Polo de Varginha tem três propostas selecionadas pela comissão de participação popular da ALMG

  • gazetadevarginhasi
  • 29 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

ree


Depois de mais de cinco meses de encontros semanais, realizados na Câmara de Varginha, nossa representante no Parlamento Jovem de Minas, Ana Carolina Martins, foi à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), apresentar, junto dos representantes das outras cidades que compõem nosso polo (Alfenas, Campanha e Paraguaçu) as propostas desenvolvidas pelos estudantes participantes. O encontro ocorreu na quinta e sexta-feira da semana passada, na ALMG, em Belo Horizonte, e contou com a presença de outros polos regionais que também apresentaram suas propostas. No final do encontro, um documento foi elaborado contendo 12 propostas selecionadas e destas, três foram desenvolvidas pelo nosso polo.

“As três indicações apresentadas pelo nosso polo, e que foram selecionadas para compor o documento final, mostram a preocupação dos nossos jovens, não só com o “Jovem e o Mercado de Trabalho”, mas também com questões de inclusão. Vê-los pensando na valorização e fiscalização de ações de inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes no mercado de trabalho - proposta desenvolvida por eles, mostra que estamos no caminho certo! O mercado de trabalho é bem seleto com os jovens, mas é ainda mais com quem tem deficiência. E vê-los lutando por essa causa é inspirador”, disse Gleison Marques, diretor da Escola do Legislativo, responsável pelo trabalho com os estudantes varginhenses.

As ideias apresentadas foram: Desenvolver um projeto estadual para garantir e monitorar os direitos trabalhistas de jovens, criando um sistema estadual próprio que se assemelhe ao Programa Jovem Aprendiz, sendo que o Estado deverá oferecer incentivo fiscal para as empresas parceiras e cada município deverá disponibilizar a prefeitura como ponto de credenciamento; Cofinanciamento, pelo Estado e pelos municípios, para disponibilização de passe livre estudantil, garantindo transporte gratuito para alunos dos ensinos médio e superior que visam fazer o curso técnico ou que necessitam trabalhar e a valorização e fiscalização de ações de inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes no mercado de trabalho por meio de incentivo financeiro, com isenção de um percentual dos impostos devidos para que as empresas contratem esses jovens.
Agora, o documento final será analisado pelos representantes da Assembleia de Minas Gerais e as propostas poderão virar projetos de lei apresentados pelos Deputados Estaduais.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page