Polícia Civil de Minas recebe viaturas, armas e drones em investimento de R$ 11 milhões
gazetadevarginhasi
há 6 horas
2 min de leitura
Reprodução
Na segunda-feira (7/7), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebeu um importante reforço em sua estrutura logística com a entrega de novos equipamentos, incluindo 51 viaturas, 587 pistolas 9 mm, 114 fuzis Arad, 66 fuzis T4, 37 espingardas calibre 12 (Military) e 16 submetralhadoras SMT9, além de 32 drones. O investimento total ultrapassa R$ 11 milhões.
Os recursos aplicados na aquisição dos equipamentos são provenientes de emendas parlamentares federais e estaduais, de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados pelo Ministério Público do Trabalho, do Fundo Nacional Antidrogas, repasses do Fundo a Fundo, além de convênios com esferas federais e municipais.
Equipamentos para 64 cidades
As novas viaturas e armamentos serão distribuídos para unidades da PCMG em 64 cidades mineiras, entre elas Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia, Juiz de Fora, Lavras, Poços de Caldas, Itajubá, Governador Valadares, Patrocínio e Três Corações. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as ações de repressão ao crime e aprimorar as investigações conduzidas pela corporação em todo o estado.
A delegada-geral Letícia Gamboge, chefe da Polícia Civil, destacou os avanços recentes:
“Hoje temos uma instituição mais moderna, mais eficiente e que faz melhores entregas. Entregas essas que são demonstradas por meio das operações policiais e das investigações qualificadas, que têm nos permitido tanto a prisão dos autores como também o bloqueio de bens e valores obtidos com o crime. Estamos, de fato, em um novo patamar.”
Reforço estrutural e resultados
Somente em 2024, a PCMG abriu concurso público com 255 vagas para ampliar o efetivo, sendo 54 para delegado, 165 para investigador, 10 para médico-legista e 26 para perito criminal. Além disso, 68 novos escrivães ingressaram no curso de formação técnico-profissional.
Desde 2019, os investimentos na segurança pública em Minas aumentaram 60%. De lá até março de 2025, o estado entregou à PCMG um total de 1.343 viaturas, 2.881 armas de fogo e 170 drones, além da reforma ou inauguração de 177 unidades policiais.
Essas ações têm refletido diretamente na redução dos índices de criminalidade. Segundo dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os crimes violentos em Minas caíram de 95,5 mil em 2018 para 32,3 mil em 2024. Já os casos de roubo despencaram 76%, passando de 76,6 mil para 18,6 mil no mesmo período.
Comments