Polícia Civil desmantela organização criminosa e apreende drogas, veículos e dinheiro em Poços de Caldas
gazetadevarginhasi
22 de ago.
1 min de leitura
Divulgação PCMG
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21/8), a operação Nexum 35 em Poços de Caldas, Sul de Minas, para desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e crimes relacionados. Durante a ação, foram cumpridos 19 mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão, além da prisão em flagrante de cinco pessoas.
As investigações começaram há cerca de quatro meses, a partir da análise de dados de celulares apreendidos em um caso que envolveu aproximadamente 20 quilos de maconha. O material levantado permitiu identificar a rede criminosa que atuava na cidade e região, levando à solicitação de medidas cautelares posteriormente acolhidas pela Justiça.
Entre os presos, destacam-se dois suspeitos considerados os principais alvos da operação: um detido na região Central, já investigado na operação Kaballah em 2019, e outro na região Leste, apontado como responsável por um dos maiores serviços de entrega de drogas da cidade.
Durante os mandados de busca, a PCMG apreendeu drogas, veículos — incluindo um carro e uma motocicleta — e mais de R$ 8 mil em espécie. A operação mobilizou mais de 100 policiais civis de cidades do 18º Departamento, como Alfenas, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Passos.
O nome Nexum 35 faz referência à ideia de “conexão”, simbolizando os vínculos entre os investigados e a atuação em rede do grupo criminoso, associado ao código de área de Poços de Caldas.
Comentários