Polícia Federal combate circulação de cédulas falsas em operação no Sul de Minas
gazetadevarginhasi
16 de jul.
1 min de leitura
Divulgação
Polícia Federal deflagra operação contra remessa de cédulas falsas em cidades do Sul de Minas.
A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (16/7), a operação “Cold Money” em combate ao crime de moeda falsa em cidades do Sul de Minas Gerais. A ação teve como objetivo cumprir cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, no contexto de investigações que apuram a aquisição e remessa de cédulas falsas pelos Correios.
Segundo a PF, as diligências ocorreram nos municípios de Varginha (1), Lavras (1), Maria da Fé (2) e Pouso Alegre (1). Durante a apuração, foram interceptadas encomendas postais contendo notas falsas de real, enviadas a indivíduos que teriam adquirido o material por meio de redes sociais, utilizando plataformas digitais para o pagamento.
De acordo com os investigadores, os suspeitos têm entre 19 e 24 anos e demonstram percepção de baixo risco em relação à prática criminosa, motivados pela expectativa de lucro fácil. O objetivo principal seria a inserção das cédulas no comércio, especialmente em transações de pequeno valor, para obtenção de troco em dinheiro verdadeiro.
A operação busca reunir provas que possam embasar futura denúncia criminal. Os envolvidos podem responder por crime de falsificação de moeda, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão.
O nome da ação, “Cold Money”, faz alusão à expressão em inglês que remete à ideia de dinheiro frio, obtido de forma ilícita.
Comentários