Polícia Federal investiga armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual em Minas
gazetadevarginhasi
há 2 horas
1 min de leitura
Divulgação
PF cumpre mandados contra suspeito de abuso sexual infantojuvenil em Ipatinga.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5/11), a Operação Luz na Escuridão, em Ipatinga (MG), para cumprir mandados de busca, apreensão e prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara Federal da cidade. A ação tem como alvo um suspeito de armazenar, adquirir e compartilhar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.
De acordo com a PF, a operação teve como objetivo coletar novos elementos de prova que reforcem os indícios já levantados na investigação. O material apreendido será submetido à perícia.
Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ainda utilize o termo “pornografia infantil” (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990) para classificar esse tipo de crime, a comunidade internacional recomenda o uso das expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual infantojuvenil”, por refletirem de forma mais precisa a gravidade e a violência desses atos.
A Polícia Federal também reforçou a importância da prevenção e do diálogo familiar para combater esse tipo de crime. Segundo o órgão, pais e responsáveis devem orientar e acompanhar as atividades digitais das crianças, explicando como usar redes sociais, jogos e aplicativos com segurança.
Mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, podem ser sinais de alerta. A PF orienta que crianças e adolescentes devem ser encorajados a procurar ajuda em casos de contato inadequado. A instituição destaca que a informação e o monitoramento constante são as principais ferramentas para proteger os jovens de situações de violência sexual.