top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Polícia Federal participa de resgate de filhote de macaco-prego capturado ilegalmente na Floresta da Tijuca

  • gazetadevarginhasi
  • há 40 minutos
  • 1 min de leitura
Polícia Federal participa de resgate de filhote de macaco-prego capturado ilegalmente na Floresta da Tijuca
Divulgação
Nesta sexta-feira, 16 de maio, a Polícia Federal atuou em ação conjunta para resgatar um filhote de macaco-prego caçado e capturado por um casal na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. A operação foi comandada pelo setor de inteligência do Comando de Polícia Ambiental da PMERJ, com apoio da PF na análise de dados que levaram à captura dos suspeitos, que tentavam fugir com o animal em um veículo.

O primata foi capturado no Parque Nacional da Tijuca por meio de uma armadilha artesanal, possivelmente para ser traficado via redes sociais e feiras clandestinas. Policiais militares do 6º BPM (Tijuca) realizaram a abordagem, contando ainda com o suporte do ICMBio do parque, da Polícia Civil da 15ª DP (Gávea) e do sistema de inteligência CIVITAS da Prefeitura do Rio, que ajudou na localização do veículo.

Após o resgate, o macaco-prego foi levado pelo ICMBio para exame veterinário e, em seguida, devolvido ao seu habitat natural. O homem detido foi autuado por receptação qualificada, caça ilegal em área de reserva e maus-tratos, teve seu celular e veículo apreendidos e foi encaminhado ao presídio. A mulher foi autuada por crime ambiental e será investigada no inquérito.

A ação integra uma força-tarefa que reúne Polícia Federal, PMERJ, PCERJ, ICMBio, IBAMA e INEA, que trabalham em conjunto para combater o tráfico de animais silvestres no estado do Rio de Janeiro, protegendo a fauna local e punindo os responsáveis por esses crimes ambientais.
Fonte: PF

Gazeta de Varginha

bottom of page