Prefeito de Varginha articula reativação de linha férrea entre Varginha e Lavra
gazetadevarginhasi
21 de ago.
1 min de leitura
Divulgação PMV
Prefeito Leonardo Ciacci participa de reunião em Brasília sobre reativação da ferrovia em Varginha.
Na última terça-feira (19), o prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, esteve em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes, para discutir a reativação da linha férrea no trecho que liga Varginha a Lavras. A proposta visa retomar o transporte ferroviário de cargas, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico da região.
O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Touguinha, do vice-presidente da Fecomércio, Aureliano Zanon, do CEO do Porto Seco de Varginha, Cleber Marques de Paiva, além de prefeitos e autoridades regionais.
Segundo Ciacci, a reunião foi produtiva e resultou no compromisso do Governo Federal de lançar um chamamento público que contemplará o trecho ferroviário entre Varginha e Lavras. “Portanto, nossa região passará a contar também com o transporte ferroviário”, afirmou o prefeito.
Ele destacou que o modal trará benefícios diretos ao empresariado e ao agronegócio do Sul de Minas, com mais agilidade, menor custo de frete e maior competitividade. O chamamento público contemplará três lotes, todos prevendo a ligação ferroviária entre Varginha e Lavras.
Após a conclusão das obras, a expectativa é que os produtos locais sejam transportados até o Porto de Angra, facilitando o processo logístico. “Isso agilizará o desembaraço de mercadorias, pois Varginha já conta com o Porto Seco, de onde poderão ser importados e exportados produtos para o mundo”, ressaltou Ciacci.
Comentários