top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prefeitura de Varginha emite alerta sobre prevenção contra a febre amarela

  • gazetadevarginhasi
  • 7 de mai.
  • 1 min de leitura
Prefeitura de Varginha emite alerta sobre prevenção contra a febre amarela
Divulgação
Prefeitura de Varginha reforça alerta sobre prevenção contra a febre amarela.

A Prefeitura de Varginha emitiu novo alerta à população sobre os cuidados com a febre amarela, doença infecciosa aguda, de evolução rápida e potencialmente letal em suas formas mais graves. A enfermidade é causada por um vírus transmitido por mosquitos e pode ser evitada por meio da vacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a febre amarela possui dois ciclos de transmissão distintos. O primeiro é o ciclo urbano, em que a infecção ocorre por meio do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite dengue, zika e chikungunya. Já no ciclo silvestre, os principais vetores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que habitam áreas de mata.

A população também foi orientada sobre como agir em caso de encontro com macacos mortos, um dos principais sinais de alerta para a circulação do vírus. A recomendação é não tocar no animal e acionar imediatamente o setor de zoonoses pelo telefone (35) 3223-7970 ou pelo e-mail zoonoses.semus@varginha.mg.gov.br.

A prefeitura reforça ainda que macacos não transmitem a febre amarela. Pelo contrário, esses animais atuam como “sentinelas”, servindo de indicativo para a presença do vírus em determinada região. Quando encontrados mortos, são submetidos a exames que ajudam a identificar surtos da doença, o que permite acionar protocolos de proteção à população humana.

A principal forma de prevenção continua sendo a vacinação. A orientação é que todos procurem o posto de saúde mais próximo para verificar sua situação vacinal e, se necessário, atualizar a imunização contra a febre amarela.
Fonte: PMV

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page