top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Produtividade dispara em Coronel Xavier Chaves com campanha de solo e adubação

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de abr.
  • 1 min de leitura
Produtividade dispara em Coronel Xavier Chaves com campanha de solo e adubação
Reprodução
Campanha de análise de solo impulsiona produtividade rural em Coronel Xavier Chaves.

A campanha de análise de solo em Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, chegou à sua 16ª edição neste ano. A ação busca orientar os produtores locais sobre a importância da análise para melhorar os resultados no campo. A edição atual começou em abril e segue até 30 de junho.

A iniciativa é da Secretaria de Agricultura de Minas (Seapa), por meio da Emater-MG, com apoio da prefeitura, Câmara Municipal, Arcel (Associação Rural e Comunitária) e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

A análise é fundamental para avaliar a fertilidade do solo, e exige o acompanhamento de técnicos. Os produtores interessados devem procurar o escritório da Emater-MG para obter as orientações de coleta e envio ao laboratório. A taxa da análise é paga pelo produtor.

Com os resultados em mãos, a Emater-MG orienta sobre as correções necessárias no solo e sobre a adubação adequada para cada tipo de cultivo. Além disso, realiza ações educativas em parceria com a prefeitura, como encontros e distribuição de cartilhas.

A campanha se tornou uma aliada do desenvolvimento rural na região. Com a difusão do conhecimento, muitos produtores passaram a realizar análises regularmente em diferentes áreas de suas propriedades. “Atendemos cerca de 50 produtores por safra, com média de duas amostras por pessoa. A cada ano esse número cresce”, conta Leonardo Ferreira, da Emater-MG.

Ferreira destaca que as lavouras de milho para silagem são um bom exemplo dos resultados positivos. "Nos últimos 10 anos, tivemos um crescimento de cerca de 33% na produtividade por hectare nas áreas cultivadas com milho”, afirma o extensionista.
Fonte:Agência Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page