Comunicação estratégica é chave para reconhecimento da gestão, dizem especialistas em fórum mineiro
gazetadevarginhasi
há 20 minutos
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Comunicação estratégica é destaque no 2º Fórum Mineiro durante Congresso de Municípios.
Durante o primeiro dia do 40º Congresso Mineiro de Municípios, realizado em 6 de maio, a importância da comunicação institucional ganhou protagonismo no 2º Fórum Mineiro de Comunicação. O evento reuniu gestores, jornalistas e especialistas para debater formas eficazes de aproximar as administrações públicas da população. Um dos destaques foi a palestra “Como vencer o desafio de comunicar bem com o cidadão e ter a gestão reconhecida”, ministrada pelo professor e consultor de Marketing Político Marcelo Vitorino.
Para Vitorino, a comunicação estratégica fortalece a relação entre o poder público e a comunidade, sendo essencial para construir uma imagem sólida da gestão. “A comunicação da gestão tem que ser sólida o suficiente para que, quando chegue uma informação inverídica ao cidadão, ele consiga filtrar e dizer: ‘não, isso aqui não está acontecendo’”, defendeu o especialista.
A apresentação, que lotou a sala do evento, trouxe exemplos práticos e ressaltou a necessidade de contar com profissionais capacitados para que a comunicação cumpra seu papel: informar a população sobre os serviços disponíveis e proteger a administração de ataques injustos. “É muito difícil alguém numa cidade usufruir 100% dos serviços que a prefeitura oferece. Por isso, comunicar é essencial”, afirmou Vitorino, que ainda concluiu com uma provocação aos participantes: “Uma comunicação não salva uma gestão ruim, mas ajuda muito uma gestão que de fato está trabalhando”.
Narrativas que fortalecem a gestão pública
Em um segundo painel, intitulado “Narrativa de Poder – Comunicação Pública em 360 graus”, autoridades e profissionais da imprensa reforçaram a importância de uma comunicação clara, direta e planejada. O prefeito de Barbacena, Carlos Du, sintetizou a urgência do tema: “Temos como obrigação entregar uma cidade melhor, mas também de comunicar o que é feito”.
Lucas Ragazzi, jornalista e diretor-executivo do O Fator, reforçou o papel estratégico da imprensa e da equipe de comunicação das prefeituras: “Uma equipe de comunicação eficiente e proativa consegue estabelecer uma relação de confiança com a imprensa — e isso é crucial em momentos de crise”.
Já o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, apresentou um exemplo concreto da eficácia de uma boa estratégia de imagem institucional. “Ipanema é uma cidade com poucos recursos e precisávamos de uma marca. Criamos a Festa do Queijo e ficamos conhecidos em todo o País, com mídia gratuita. Comunicação é aproximação”, declarou.
Rodrigo Bueno, sócio-executivo da Deja Estratégia, acrescentou que a comunicação ocupa lugar central em qualquer gestão de excelência: “Um mandato de excelência é baseado em três pilares: política, gestão e comunicação”. A mediação do painel foi feita pela jornalista Tatiana Moraes, diretora de Comunicação da AMM.
Tecnologia como aliada na comunicação institucional
Entre os temas mais comentados do fórum esteve a palestra “Comunicação Política em Mandato com Inteligência Artificial”, conduzida por Gilberto Musto, mestre em Ciência Política e escritor. Musto defendeu a importância de uma estrutura narrativa eficiente na comunicação pública: “Para comunicar com precisão, é preciso seguir três passos: primeiro falar da dor, depois mostrar o problema e, por fim, apresentar a solução. A maioria das instituições inverte essa lógica”, observou.
O especialista também apresentou exemplos práticos do uso da Inteligência Artificial para produção de conteúdo, gestão de crise e aprimoramento da comunicação institucional. “O uso da Inteligência Artificial tem custo zero. O que vocês precisam é criatividade e conhecimento. Com isso, já têm em mãos uma poderosa ferramenta de trabalho”, concluiu.
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