top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Projeto “Rota Procon-MG” leva treinamentos e ações educativas a 20 cidades até 2026

  • gazetadevarginhasi
  • 6 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura
Projeto “Rota Procon-MG” leva treinamentos e ações educativas a 20 cidades até 2026
Divulgação
Projeto "Rota Procon-MG" leva capacitação e integração a municípios mineiros.

A proposta de estreitar laços entre o Procon Estadual e os Procons municipais e regionais de Minas Gerais está em curso com o projeto “Rota Procon-MG”. A iniciativa, que será executada até maio de 2026, pretende visitar 20 municípios, promovendo capacitações, reuniões técnicas e troca de experiências com as equipes locais de defesa do consumidor.

Segundo o coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Luiz Roberto França Lima, o projeto vai construir um diagnóstico estadual a partir das visitas, ajudando a definir um plano de atuação com base nas necessidades reais de cada localidade. “É impossível elaborar uma política estadual eficiente sem ouvir e conhecer de perto os desafios enfrentados nas regiões”, afirmou.

A primeira parada do projeto foi em Contagem, na Coordenadoria Regional de Defesa do Consumidor do Ministério Público. A equipe foi recebida pelo promotor Alex Soares Nacif e alinhou ações conjuntas com foco na educação para o consumo e no combate ao superendividamento. Ainda em Contagem, a equipe esteve no Procon Municipal e promoveu reunião técnica com fiscais, atendentes e assessores jurídicos para esclarecimento de dúvidas operacionais.

De acordo com Isabella Salvino Otoni, superintendente do Procon-MG, a adaptação à realidade de cada município é fundamental para o sucesso do projeto. “Minas tem muitas realidades diferentes. Estar presente nos locais é essencial para adequar as ações às estruturas locais”, disse.

A coordenadora do projeto, Aline de Melo Queiroz, explicou que, antes de cada visita, os municípios recebem um catálogo de treinamentos disponíveis, podendo ainda solicitar temas específicos. “A defesa do consumidor é dinâmica, com novos desafios surgindo diariamente”, pontuou.

Após Contagem, as visitas seguiram para Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas. Representantes de outras cidades da região participaram dos encontros. Frederico Nogueira Santos, coordenador do Procon de Nova Lima, relatou que pretende implementar novos projetos e fortalecer a atuação municipal: “Vamos trazer o que aprendemos para implantar fiscalização, processo administrativo e ações como ‘60+: revelando direitos, desarmando golpes’ e ‘Vitrine Legal’”.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page