Quadrilha condenada por fraude tributária bilionária é alvo de nova operação da PF
gazetadevarginhasi
15 de out.
1 min de leitura
Fonte: O TEMPO
Uma organização criminosa já condenada por fraudes bilionárias foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (15/10), em Belo Horizonte, visando desarticular novas movimentações do esquema. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em endereços de Minas Gerais.
Segundo a PF, a operação Resgate é desdobramento de uma investigação iniciada em 2023, chamada Inflável. Na ação anterior, os réus foram condenados por 196 crimes de estelionato consumado, 1.085 tentativas de estelionato e por organização criminosa, com penas que ultrapassam 26 anos de reclusão para os líderes do grupo.
O esquema envolvia fraudes nos sistemas da Receita Federal, causando um prejuízo efetivo aos cofres públicos de R$ 348 milhões, enquanto investigações impediram que as fraudes chegassem a mais de R$ 3 bilhões.
O objetivo da operação desta quarta é aprofundar investigações sobre a ocultação e dissimulação de capitais praticadas pelos membros da organização. A PF busca identificar, rastrear e sequestrar bens adquiridos com recursos ilícitos, incluindo imóveis de alto padrão, veículos de luxo e ativos empresariais.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo Federal da 1ª Vara Criminal de Belo Horizonte, que determinou o bloqueio imediato de contas bancárias e registros patrimoniais, além da apreensão de bens e valores relacionados aos investigados.
Comentários